Show Image Programa

Universitários vão à escola

    Universitários Vão à Escola (UVE) é um projeto de extensão interdisciplinar que tem como principal atividade o diálogo horizontal emancipatório com crianças da Região Administrativa do Itapoã - DF, visando a construção de autonomia e de cidadania transformadoras. A entidade surgiu em julho de 2005 a partir da iniciativa de alunos da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, após conhecerem moradores de Itapoã e terem contato com a realidade social daquela comunidade, muito violenta e com baixo índice de escolaridade, visto ser ainda carente o sistema educacional nessa região.


    A opção pelo trabalho com crianças se deu a partir da constatação de que os problemas educacionais se apresentam logo na primeira infância, fase da vida que merece atenção, uma vez que é um momento de edificação. As crianças trazem consigo curiosidade e interesse pela transformação, com uma visão inusitada da realidade, proporcionando um trabalho produtivo e estimulante.

    Ao contrário de organizações sociais tradicionais no Brasil, a UVE surgiu com o intuito de buscar transformar a realidade em sua base e estrutura, por meio de dinâmicas lúdicas e horizontais com crianças, de acordo com as demandas trazidas por elas. Assim, utilizando-se da Educação Popular, abordam-se temas como discriminação, questões de gênero, drogas e valores para a construção de cidadãos ativos, elementos essenciais para a transformação social.


    O projeto desenvolve seu trabalho, desde 2012, na Horta Comunitária do Itapoã, espaço utilizado pela comunidade local para o desenvolvimento de diversas atividades, como aulas de balé, aulas de capoeira, oficinas para concursos e o uso sustentável dos recursos da própria horta.


    Ao longo dos anos, os orientadores da UVE puderam acompanhar o crescimento das crianças e contribuir para o seu desenvolvimento. Entretanto, tendo em vista a horizontalidade do projeto, muitas vezes é possível apreender mais com as crianças do que ensinar.

    Portanto, um dos principais objetivos do projeto é contribuir para o desenvolvimento das crianças de maneira a faze-las repensar a sua realidade e incentiva-las a debater sobre assuntos polêmicos, como intolerância, desenvolvimento sustentável e igualdade, e que estão inseridos na sua realidade. Porém, o papel dos orientadores também vai além: é preciso escutar as crianças e ajuda-las a lidar com seus problemas e dificuldades diárias.

Gostou? Fale conosco!

Email: [email protected]

Site: https://projetouve.wordpress.com